09 jul

ORANGOTANGO ZEN: É HORA DE RESPIRAR

Cassia Parmeggiani é mãe apaixonada, professora de yoga especializada em yoga para gestantes e crianças. Aqui ela vai compartilhar com a gente a delícia dos benefícios de uma vida mais equilibrada, saudável e acima de tudo feliz.  

Você já reparou como você relaxa quando respira?

Experimente. Respire profundamente. Pare e observe como seu corpo se sente.

Exercícios de respiração podem ajudar o corpo relaxar, assim como uma boa noite de sono, aliviando o stress, a ansiedade, e melhorando a qualidade de vida.

A respiração profunda é uma das melhores maneiras de reduzir o estresse.

Isso ocorre, porque quando você respira profundamente, envia uma mensagem para o seu cérebro se acalmar e relaxar. O cérebro, então, transmite esta mensagem para o seu corpo.

O aumento da frequência cardíaca, a respiração acelerada, e pressão arterial elevada, diminuem à medida que você respira profundamente aprendendo a relaxar.

Esta se perguntando por onde começar?

Abaixo algumas dicas para você dar o primeiro passo.

Olhe para você.

O diafragma é o principal motor da respiração. À medida que inalamos, este músculo abobadado desce em direção ao abdome, deslocando os músculos abdominais e inchando suavemente a barriga.

Nos momentos de estresse é comum a tensão da parte superior do tórax, músculos dos ombros e um nó na garganta. Quando estamos em repouso, os músculos da parte superior do tórax permanecem soltos e relaxados e quando nós respiramos o verdadeiro trabalho ocorre na caixa torácica inferior. Para promover este tipo de padrão de respiração conscientemente devemos relaxar a mandíbula, garganta, pescoço e ombros, e imaginar a respiração atingindo as partes mais profundas dos pulmões.

O ritmo alternado das inspirações e expirações deve ser como uma canção de ninar suave, macia e ininterrupta que aprofunda nosso sentimento de paz e tranquilidade.

Quando estamos estressados, nossas exalações tendem a ser curtas e rápidas.  Quando estamos relaxados, porém, as exalações são muitas vezes mais longas.

Para ficarmos mais e mais relaxados, cada exalação deverá ser duas vezes mais longa a inalação.

O final de cada exalação, é pontuado por uma pequena pausa, que pode ser profundamente gratificante e pode evocar sentimentos como a calma e quietude.

Respire com o corpo todo. Quando estamos à vontade, todo o corpo participa do processo de respiração.

Imagine um bebê dormindo: quando ele inspira e expira, a barriga incha, os quadris se abrem, os ombros se soltam, a coluna vertebral ondula suavemente. Isto oferece uma mini-massagem para os músculos e órgãos do corpo inteiro, e transforma cada respiração em uma melodia suave que acalma todas as células do corpo.

Namastê

Cassia Parmeggiani

cassia

Conheça mais aqui: Pequenos Yogis

2 thoughts on “ORANGOTANGO ZEN: É HORA DE RESPIRAR

  1. “Assim como as folhas se movem ao vento, a mente se move ao sabor da respiração. Quando a respiração se torna regular e tranquila, tem o efeito de neutralizar a mente. Quando você sustenta a respiração sustenta a Alma.”

    B.K.S Iyengar

    AMO A COLUNA ORANGOTANGO ZEN!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Menu Title