04 jul

Baila comigo, como se baila na tribo

Convidei uma amiga muito especial para falar um pouco da dança na primeira infância.

Ana Paula Mastrodi é mãe, bailarina e professora de dança formada pela Unicamp, com longa experiência na área de ensino da dança.  Trabalha com o método de Reeducação do Movimento de Ivaldo Bertazzo.

Espero que você goste!

“Toda criança pequena adora dançar! Minha filha Sofia de dois anos e meio vive pulando, girando e batendo palmas espontaneamente, liberando toda sua energia  e expressão em forma de movimento. Então o que ensinar, se elas já dançam naturalmente?

O ensino de dança para crianças deve ir além da “expressão livre e espontânea”, sabendo que isso já é inerente a elas, mas deve propor um aprendizado que traga experiências concretas do fazer, sentir e pensar a dança em suas vidas. Segundo Isabel Marques, doutora em dança-educação, o professor precisa propor atividades onde a criança não apenas brinque com o seu repertório de movimento, mas que consiga criar novos, estabelecendo relações com o mundo em que vive, compartilhando com seus amigos.

A dança desenvolve as habilidades sensório-motoras das crianças. Não apenas para trabalhar as características físicas e emocionais das mesmas, mas para fazer com elas entendam e  compreendam , no momento em que dançam, quem se move (pessoa), o que está se movendo (parte do corpo),  aonde se move  (espaço), como se move (qualidade do movimento) e por que se move ( intenções, desejos, razões).  Só assim o aprendizado sai da experimentação e vira conhecimento.

Crianças pequeninas aprendem pela imitação. Por isso, o professor deve criar atividades onde o modelo de corpo e movimentos não se centralize nele, mas que possa ser compartilhado por todos, assim, as referências serão múltiplas e o aprendizado muito mais rico.

Histórias e canções são sempre bem vindas, pois criam um ambiente lúdico, onde as crianças aprendem com muito mais facilidade.

Aprender dança brincando é muito divertido!”

Ana Paula Mastrodi

Maiores informações ligar : 989079331 ou 38840539.

Aulas: quintas feiras, das 16:00h às 17:00h, a partir de agosto de 2013.

no Instituto Barreiros de Fisioterapia, rua Pedroso de Morais, 2356,

Alto de Pinheiros, SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Menu Title