21 nov

a música que viajou no tempo

“Seasons in the Sun” nasceu de uma adaptação da música “Le Moribond”, do cantor e compositor belga Jacques Brel (1961).

No final dos anos 60, Alan Ludley, vocalista da banda Rivers Invitation, gravou a música que anos depois se tornaria uma das mais famosas do mundo pop. Mas Alan morreu em um trágico acidente de carro em 1970, pouco antes da canção ser lançada.

E foi na voz do canadense Terry Jacks em 1974 que a música tornou-se um hit mundial. A fita, com sua versão,  ficou esquecida em uma prateleira qualquer por mais de um ano. Até que Jacks,  lançou a música  em seu próprio selo e foi surpreendido.

O single tornou-se o mais vendido na história do Canadá – mais de 285 mil cópias vendidas em semanas, e mais de três milhões de cópias nos Estados Unidos. No mundo todo, o número é de mais de seis milhões.

Anos depois, em 1993, a linda canção ganhou a voz de Kurt Cobain, gravada em um estúdio no Rio de Janeiro.

Em 1998, a banda indie Black Box Recorder grava sua versão. A música ganha então, acordes mais soturnos e clima melancólico, bem próximos da idéia original de Jacques Brel.

Separei aqui a versão de Jacks, Nirvana e Black Box Recorder.

Eu tenho a minha favorita. E você?

http://youtu.be/01EGn_7AnM0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Menu Title