19 jun

Macaquinhos no sótão

Demorei para decidir que este seria o primeiro texto da coluna. Sentei com pose de jornalista e nada. Baixou a blogueira, voltou a agente literária e tsc tsc tsc. Só depois de muito risque & rabisque, me sentei no cantinho do sofá. Eu, as almofadas e minhas meias coloridas e aí encontrei. Não o texto prontinho, feito sob encomenda, não. Encontrei aquela menina loirinha que fui lá atrás. Aquela que sentava bonecas, bichos de pelúcia e playmobil, todos lado a lado na cama para a hora da história.

Foi aquela menina loirinha que me empurrou para a literatura. Hoje, o que tenho de mais especial são as histórias que trago em mim. Aquelas herdadas, que a gente conta por ouvir contar, aquelas dos livrinhos vendidos em jornaleiro, aquelas da hora do recreio, aquelas que me faziam dormir… O tempo passa e um dia entendemos que o que pode haver de mais mágico são as histórias – são elas que nos acompanham na vida, são elas que nos fazem crescer. Daí, nos encontrarmos aqui para falar um tantinho das histórias que vão colorir a infância dos nossos filhotes.

Hoje, entre as folhagens, um livro que inspira gente pequenininha e gente grande –  Elefante? de Ruth Rocha (ed. Salamandra). Mári uma menina de maria-chiquinhas teve um sonho ‘extravagante’: sonhou que era um elefante bem grandão e que balançava sua tromba de um lado para o outro. Quando acordou em seu quarto cor-de-rosa não sabia se era uma menina  que sonhou ser um elefante ou um elefante que estava sonhando ser uma menina. A busca dessa resposta é uma trilha e tanto! “E se a realidade for sonho e o sonho for realidade?” – quem nunca pensou que sonhava acordado? Tudo contado com as ilustras deliciosas de se ver(!) de Flávio Fargas, o pai da Sofia e do Mateus.

O livro faz parte da série Vou te contar – uma coleção de títulos escritos por Ruth Rocha entre os anos de 1969 e 1981 para a revista Recreio.

De galho em galho vamos passear entre os livros mais bacanas de todas as infâncias. Esse é só o começo. Temos a floresta inteira.

Por

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Menu Title