02 fev

HOJE É DIA DE YEMANJÁ

Separei aqui a lenda de Yemanjá.
Como este ano estou bem pertinho do mar, não podia deixar de falar sobre ela hoje, dia de seu aniversário.
 Ela é a rainha do mar. Trabalha a favor do amor, da família e da educação das crianças. Representa a maternidade. Possuidora de um grande instinto maternal, que fez dela mãe de dez filhos.
Era filha de Olokun, o senhor dos oceanos.
Embora casada, não tinha grande apego pelo marido e pensava em deixá-lo.
Mas ele era um homem muito importante e poderoso e não permitiria tal desonra. Usava o poder com tirania, tornando a vida dela insuportável.
Ela não aguentava mais e procurou o pai para aconselhar-se sobre que atitude tomar. Estava decidida, iria fugir.
O pai não a recriminou, pois ela era soberana. Ele então deu à sua filha uma cabaça com encantamentos, que só deveria ser usada quando ela estivesse em perigo.
Yemanjá colocou seu plano em prática e fugiu com seus filhos.
Quando já estava bem longe da aldeia, percebeu que estava sendo perseguida pelo exército do marido. Enfrentá-lo seria uma luta desleal. Yemanjá detesta confrontos, é uma orixá propagadora de vida.
Acuada, resolveu abrir a cabaça e pedir socorro. De dentro da cabaça, escorreu um líquido escuro, que, ao tocar no chão, se transformou em um rio que corria em direção ao oceano.
E foi nessas águas que Yemanjá e seus filhos encontraram um caminho para a liberdade.

One thought on “HOJE É DIA DE YEMANJÁ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Menu Title