24 jun

SOU MÃE E TIETE – PARTE 3

Adorava Faith No More quando adolescente. Continuo adorando Mike Patton até hoje.

Talentoso e sempre envolvido com novos projetos, Patton agora canta sucessos do pop italiano. Mondo Cane (adoro o título) acabou de ser lançado. Ouvimos aqui em casa. Nina dançou pela sala ao som do tio  Mike.

Lembrei desta foto tirada no ano passado. Simpático, não?! 

nós duas e Mike
nós duas e Mike

 

Abaixo Mike Patton cantando Mondo Cane ao vivo.

22 jun

A PRIMEIRA ADOLESCÊNCIA

               

Cadê aquela criança tão meiga e obediente? Cadê aquele anjinho que atendia a todos os nossos pedidos?

Parece que algo anda acontecendo… Acho que ela anda crescendo… e com isso mudando de fase.

Meses atrás, numa choro manhoso qualquer, minha querida cunhada e psicóloga Mariana , comentou: “Hum… Terrible Twos”.

 Eu, mãe de primeira viagem, nunca tinho ouvido falar. Não é que ela tinha razão?!

Procurando mais sobre o assunto, descobri que esta fase é chamada de “terríveis dois anos” ou ainda “primeira adolescência”. Uau! Adolescência?! Ui! Acho que eu não estava preparada para isso.

Na verdade é um período (por volta dos dois anos) de grandes mudanças para a criança.

Minha pequena passa a se perceber como indivíduo, com desejos e opiniões. E a oposição é a principal característica deste momento. A palavra NÃO é a mais ouvida. Ela parece querer resolver tudo sozinha. Mas ainda não consegue se entender com as opções que o mundo lhe oferece. Muitas vezes apenas chora, por não conseguir escolher ou se expressar.

É uma experiência intensa e o grande desafio é adquirir habilidades para fazer as escolhas corretas. Oferecer opções pode ajudar.  Aqui em casa esta técnica tem sido a mais utilizada. “Você quer a calcinha amarela ou rosa?” E ela se sente mais feliz. Consegue escolher.

 Ah, é claro que ela sempre escolhe a calcinha rosa. Que saco! Outra coisa que eu não estava preparada. A tal da fixação das meninas pelo rosa. Mas isso é um outro post…

21 jun

ESTAMPA DA SEMANA: BATIK JAVANÊS

      

Técnica milenar da estamparia, cuja origem até hoje não foi exatamente determinada. Levada pelos hindus foi na ilha de Java que ele floresceu.

 A execução do batik javanês compreende 2 etapas: aplicação de máscara de cera sobre tecido e a tinturaria da peça.

Um mundo à parte dentre as técnicas de estamparia. São infinitas as possibilidades de padrões, cores, composições.

Este xadrez acima é o meu primeiro. Feito em palha de seda.

18 jun

SARAMAGO: A FLOR MÁIS GRANDE DO MUNDO

“E se as histórias para crianças fossem de leitura obrigatória para os adultos?

Seríamos realmente capazes de aprender aquilo que há tanto tempo ensinamos?”

José Saramago

 

Conto para crianças (e adultos) escrito e narrado por José Saramago. Destinado a uma infância que cresce num mundo marcado pelo individualismo, e falta de esperança e de ideais.

Escrito no começo dos anos 70 por um Saramago ainda principiante, a convite de um editor  de Lisboa. “Não estava eu nada certo de poder desobrigar-me dignamente da encomenda, por isso, além da história de uma flor que estava a morrer à míngua de uma gota de água, fui-me curando em saúde pondo o narrador a desculpar-se por não saber escrever histórias para a gente miúda, a quem, por outro lado, diplomaticamente, convidava a reescrever com as suas próprias palavras a história que eu lhes contava”.

13 jun

PAUL SMITH PARA CRIANÇAS

Agora é Paul Smith que lança sua coleção para crianças, a Paul Smith Junior. Linhas infantis de grandes marcas são sucesso garantido.

Inspirada na mistura da tradicional alfaiataria inglesa e padronagens clássicas com cores vivas, listras e tecidos confortáveis.

As peças entram nas lojas em setembro e, por enquanto, ficamos com o clip promocional da coleção, onde um bem-humorado Paul Smith aparece dividindo a cena com diversas crianças. Tudo ao som de You Spin Me Around de Dead or Alive, hit dos anos 80. Lembra?

Achei o clip uma graça. Confira:

09 jun

INSTANTÂNEOS DENTRO E FORA DA BARRIGA

Vi uma linda foto da amiga Larissa com seu filho, Teodoro. Adorei e fui procurar quem tinha feito a foto. Encontrei a Mariana Valentini. Uma fotógrafa que adora fotografar grávidas entre a 29a e 32a semanas de gestação. “A barriga está no tamanho perfeito”, diz Mariana.

Ela me contou que todo este interesse começou na sua própria gravidez. Pesquisou sobre fotografias de grávidas e bebês e viu muita coisa no mercado que não a agradava. Pegou umas peças emprestadas, comprou flores e produziu seus primeiros ensaios de graça com umas cinco amigas. Amou o resultado.

Pronto. Pontapé inicial para um novo rumo na  sua vida. Comprou alguns equipamentos e se jogou. Montou um site e começou fotografar profissionalmente. “As coisas aconteceram relativamente rápido e, depois de dois anos fazendo este trabalho, me sinto realizada”.

Os primeiros bebês já cresceram. Hoje, ela tem também o projeto “Antes e Depois”, onde as antigas grávidas voltam com seus bebês para fotos na mesma posição. Veja como são bonitas: http://www.marianavalentini.com/Home_.html

 

07 jun

NO IPOD DA ORANGOTANGO TEM: FASHION MUSE

Karen Elson – “The Ghost Who Walks”

Ex-modelo, casada com Jack White, do White Stripes, ela agora lança um álbum de canções inspiradas em  blues que tem como título seu apelido dos tempos de escola: “The Ghost Who Walks”(“o fantasma que anda”). Bonita, talentosa e dona de uma voz delicada para baladas atmosféricas. Ah, o vídeo é lindo.

 Quer ver?

Menu Title